Ernesto Colnago
Aos 13 anos, Ernesto Colnago, para trabalhar na fábrica de bicicletas Gloria em Milão como soldador, alterou a data de nascimento nos documentos: não tinha idade legal para trabalhar.
Suas habilidades extraordinárias foram descobertas quase por acaso por Fiorenzo Magni, que o tornou seu mecânico oficial no Giro d'Italia.
A partir daí, é uma ascensão contínua impulsionada por grandes intuições e criações surpreendentes.
A Colnago sempre esteve perto dos pilotos, ouvindo seus problemas, cuidando de suas necessidades e - finalmente - trazendo as inovações mais revolucionárias para o pelotão.
Para o recorde de horas de Eddy Merckx, criamos uma bicicleta de aço que pesava apenas 5.750 kg.
Em 1983 introduzimos o Colnago Master. Foi uma verdadeira inovação. Os tubos tinham uma seção em forma de estrela. Esta forma nunca foi vista antes: o efeito foi uma moldura mais rígida e uma beleza extraordinária do produto.
Em 1987 Colnago colaborou com a Ferrari. Muitas ideias surgiram dessa parceria. Uma intuição, em particular, veio para ficar: usar carbono em vez de aço para produzir quadros de bicicletas.
Em 1995, uma bicicleta de carbono Colnago venceu o Paris Roubaix. A partir de então, todas as motos do pelotão adotaram esse material.
Em 2012, lançamos no mercado uma bicicleta de corrida com freios a disco. Ninguém nunca tinha feito isso. Hoje eles são amplamente comuns.